CULTURA

Sede: A religião é uma das formas mais importantes da cultura do nosso município. Em Ouriçangas acontece todos os anos de 09 a 19 de março a festa de Có-Padroeiro São José, e 29 de Novembro a 8 de Dezembro a Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição.
Nestas festas, acontece a lavagem da igreja, leilão de prendas, alvorada, Missa Solene, batizados, e no encerramento são realizados a procissão das imagens e a Benção do Santíssimo.

O São João é outra festa com grande participação do povo, são acesas fogueiras, preparadas comidas típicas como o bolo de aipim, bolo de puba, milho assado, canjica e bebidas como os licores. Também são apresentadas quadrilhas e muito arrasta pé até o sol raiá.

A festa do vaqueiro sempre acontece no dia 02 de Julho onde os cavaleiros devidamente caracterizados desfilam pelas ruas da cidade exibindo a imponência de seus animais.

Festa da Emancipação Política do Município, dia 27 de Março, quando acontecem alvorada e Missa Solene.

Picada: Na fazenda Picada o povo costuma realizar festas em louvor a seu Padroeiro Santo Antônio de 1° a 13 de Junho.
Alem da festa do Padroeiro, temos festa de São Cosme e São Damião acompanhado de samba de candomblé.
Antigamente nesta região tinha outra atividade importante, é a “bata de feijão”, acontece sempre no período da colheita. Os homens, as mulheres e as crianças reuniram-se para tirar todos juntos, a palha do feijão. Durante essa atividade, as pessoas cantavam com muita alegria agradecendo pela colheita forte.

Sitio Novo: Na fazenda Sitio Novo o pessoal gosta muito de festejar. Uma das principais festas é a do
Padroeiro Santo Antônio com novena e missas, também acontece no dia 01 de Janeiro a festa de largo onde fazem leilão de prendas com barracas, benção do Santíssimo, Primeira Comunhão, bumba-meu-boi (que sai sempre nos dias de festas), etc.
Para brincar o bumba-meu-boi é necessário que uma pessoa se vista de boi, uma de vaqueiro e uma de fateira que fica aparando o fato que cai no chão.

Fonte Nova: Festa que acontece na região do Catete no dia 25 de Dezembro, com novenas, missa, batizados, casamentos, leilão de prendas com barracas, Benção do Santíssimo, Primeira Comunhão, etc.

Coqueiro: Festa de Nossa Senhora Auxiliadora Padroeira do Coqueiro e acontecem no dia 21 de agosto, com missa, batizados, casamentos, etc. Logo após leilão de prendas com barracas.

Patioba: Acontece dia 12 de outubro, tendo como Padroeira Nossa Senhora Aparecida. É sempre festejado com missa, batizados, e após leilão de prendas e barracas.

Rio Grande: Padroeira Santa Terezinha, é sempre festejada no dia 02 de outubro, com missa, batizados, leilão de prendas, barracas, etc.

Gameleira: Festa de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, festejada no dia 13 de novembro com novenas, missa, batizados, leilão de prendas, barracas, etc.

Canavieiras: Festa de Santa Luzia, festejada no dia 18 de dezembro, realizado com missa, batizado, leilão de prendas, barracas, etc.